Água
Água - Torneiras com Arejador
agua-economia-agua-arejador
O arejador ao misturar água e ar dá a sensação de maior volume de água - segundo fabricantes, a torneira convencional usa de 14 a 25 litros de água por minuto e a que tem arejador de 6 a 10 litros por minuto.

Uma torneira convencional dispensa de 5 a 10 litros/minuto. Passando para 1,8 litro/minuto, sem perda do conforto, há uma economia mínima de 60%.

O consumo das torneiras representa de 15% a 30% do consumo global, portanto obtem-se seguramente uma economia de mais de 10% da conta de água.
 
Dados do relatório do Instituto Socioambiental (ISA) mostram que, diariamente, as capitais brasileiras, juntas, desperdiçam cerca de 2,5 milhões de litros de água, o que equivale ao abastecimento de 38 milhões de pessoas. Um dos principais motivos dessa perda deve-se ao consumo doméstico, que, atualmente, demanda mais de 140 litros per capita, aproximadamente 30 litros acima do recomendado pela ONU. Torneiras tradicionais chegam a liberar 20 litros por minuto.

Se suas torneiras não tem arejadores, dependendo do modelo e marca de torneiras que você tenha, não é necessário trocar de torneira. É possível simplesmente incluir um arejador independente.
 
O mercado oferece linhas completas de produtos e acessórios que proporcionam o uso econômico e eficaz da água. Caso da marca Víqua, que desenvolveu oito linhas de torneiras equipadas com arejadores, que liberam em média apenas de 6 litros a 7,5 litros de água por minuto.

A economia pode ser ainda maior

Considerando-se que as torneiras são responsáveis por de 10% a 20% do consumo, essa redução de vazão representará uma economia de, aproximadamente, 60% a 80% no gasto de água. O que significa pelo menos 6% menos na conta mensal.

Economia também no chuveiro

Além das torneiras, os arejadores também podem ser usados nos chuveiros, que liberam, normalmente, de 10 a 30 litros de água por minuto, sendo responsáveis por de 30% a 50% do consumo de água da casa. Reguladores de vazão permitem ajustar a vazão da água em 8 litros por minuto, quantidade mínima e suficiente para um banho revigorante e econômico.

Teste se você precisa de um arejador

Agora que você já sabe como economizar água sem perder o conforto, confira a dica da Econoágua, e saiba como verificar em sua casa ou escritório, o quanto cada torneira consumiria se ficasse aberta por 1 minuto:

- pegue uma jarra, graduada em mililitros, preferencialmente de 1 a 2 litros de capacidade, e um relógio que marque os segundos
- coloque a jarra de baixo da torneira ou do chuveiro, e deixe a água escorrer por 6 segundos.
- anote num papel a quantidade de água coletada na jarra nesse período.
- multiplique esse valor por 10. Exemplo: 1.500 ml x 10 = 15 litros por minuto.

Quando o resultado de consumo for maior do que 10 litros por minuto na torneira da cozinha, no tanque de lavar roupa ou na torneira do banheiro é hora de instalar um arejador.

Despedício com torneira desregulada, gotejando
torneira gotejando

 

‹‹ voltar